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Cartões: cobranças não autorizadas ou duplicadas no extracto bancário

Se vir um débito de uma tentativa de depósito recusada ou um débito duplicado da mesma transacção no extracto do seu cartão, poderá tratar-se de uma cobrança de autorização do emissor do seu cartão.

O que é uma cobrança de autorização?

Quando efectua um depósito, o emissor do seu cartão fará primeiro uma cobrança de autorização para assegurar que tem fundos suficientes para cobrir a sua transacção.

Estas cobranças podem ser aplicadas em transacções recusadas e transacções aprovadas (na forma de um débito duplicado). Quando um depósito é aprovado, a quantia é debitada do saldo do seu cartão, mas poderá encontrar outro débito da mesma quantia no seu extracto bancário. O segundo débito é referente aos fundos colocados de parte inicialmente para a cobrança de autorização. Estes fundos deverão ser libertados automaticamente num prazo de 10 dias úteis, resultando em apenas um débito por depósito.

Dependendo do emissor do cartão, as cobranças de autorização costumam ser libertadas automaticamente num prazo de 10-30 dias úteis. Por favor, contacte o seu banco ou o emissor do seu cartão para confirmar a sua política relativamente à libertação de fundos retidos.

O que devo fazer para recuperar os meus fundos?

Se o débito continuar no extracto oficial do seu cartão 10 dias úteis após a transacção ter sido recusada:

  • Envie-nos uma captura de ecrã ou uma fotografia digital do extracto do seu cartão.
  • Assegure-se de que o extracto apresenta o débito não autorizado e todas as transacções desde esse dia até à data actual.

Se o débito for relativo a uma cobrança duplicada da mesma transacção e ainda estiver no seu extracto bancário 10 dias úteis após a data da cobrança original:

  1. Contacte o emissor do seu cartão e confirme se a transacção foi concluída.
  2. Se tiver sido, peça o número de referência do adquirente (NRA) dessa transacção.
  3. Envie-nos esse número de referência (NRA) juntamente com uma cópia digitalizada ou captura de ecrã do seu extracto bancário. O extracto deve apresentar todas as transacções desde um dia antes da cobrança original até à data actual.

Assim que recebermos estas informações, poderemos analisar este assunto junto do nosso processador.

Tenha em conta que só nos será possível iniciar uma investigação junto do nosso processador passados 10 dias úteis.

Se continuar a ter dificuldades para depositar com o seu cartão, deverá tentar outro método de pagamento de entre as opções disponíveis na Caixa.

Importante:

Se o seu extracto bancário mostrar o número completo do seu cartão ou da sua conta, edite a imagem e tape o número antes de o enviar. De outra forma, não poderemos processar o seu documento e teremos de o eliminar. Por exemplo:

  • No caso de números de cartões, substitua todos os caracteres, excepto os primeiros 6 e os últimos 4 com asteriscos (por exemplo, 444444******4444).
  • Para todos os outros números, substitua todos os caracteres, excepto o primeiro e os últimos quatro com asteriscos (ex.: 7*****7777).
  • No caso de IBANs, substitua todos os caracteres por asteriscos, excepto as primeiras duas letras e os últimos 4 números (por exemplo, XX******************1234).

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