A partir de 1 de Janeiro de 2021, um novo Decreto de Lei da UE - a Directiva dos Serviços de Pagamento (DSP2) - torna necessário que todos os pagamentos online realizados na UE (e também na Islândia, Liechtenstein e Noruega) a passar por um passo de autenticação adicional.
O que é que isso significa para mim?
Quer esteja a fazer uma compra através do computador, telemóvel ou outros dispositivos digitais, poderá ter de realizar uma verificação de segurança adicional para verificar a sua identidade. Esta nova medida irá ajudar o seu banco/entidade emissora do cartão a saber que está realmente a fazer uma determinada compra e a protegê-lo de fraudes.
No que diz respeito especificamente às compras feitas com cartão, sempre que fizer um depósito com o seu cartão, terá de autenticar a sua transacção antes de esta ser aprovada.
Embora normalmente seja redireccionado para o site do seu fornecedor para autenticar a sua transacção, o sistema utilizado irá depender do seu banco/instituição financeira. Poderá ser necessário introduzir um código passe de utilização única que irá receber por SMS ou email, a confirmar a sua transacção através da sua app móvel ou até mesmo recorrendo à sua biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).
Na verdade, se faz as suas compras online através do seu cartão Visa ou Mastercard, é possível que já tenha experimentado sistemas de autenticação de segurança 3D tais como o 'Visa Secure' ou o 'Mastercard ID check'.
Caso não saiba ao certo qual é o método de autenticação específico que a entidade emissora do seu cartão está a utilizar, entre em contacto com eles através do número de telefone que se encontra na parte de trás do seu cartão ou entre em contacto através da app ou website deles.